sábado, 4 de agosto de 2012

Arte do insulto: Como defender-se dos ataques verbais


 Todos nós somos constantemente expostos a agressões verbais, críticas destrutivas, provocações, comentários e piadas maldosas. A internet trouxe consigo o ideal de inclusão, democratização da informação e liberdade de expressão. Por outro lado, tem-se tornado palco de ofensas públicas e gratuitas. Receber e replicar ofensas faz parte do nosso cotidiano. Não existe uma única pessoa que nunca tenha recebido respostas grosseiras do chefe, cliente, colega de trabalho, amigos ou membro familiar.Ninguém está livre de ser criticado indelicadamente. 

Na literatura, música, e oratória política temos exemplos do que seja realmente arte do insulto. Antigamente as pessoas tinham capacidade de expressar suas opiniões, através do ‘’dizer sem dizer’’. Apreciavam a ironia e frases de duplo sentido de construções complexas. Hoje a ‘’arte do insulto’’ ficou reduzida a agressões verbais gratuitas, principalmente com muitos palavrões e comentários degradantes. A arte do insulto é uma habilidade que poucos conseguem dominar. Pessoas inteligentes também brigam e às vezes os ataques verbais tendem a ser mais elegantes do que os das pessoas comuns. O sinal do nosso declínio cultural está na perda da capacidade de saber-se expressar-se. 

Geralmente, celebridades e políticos por serem pessoas públicas correm maior risco de serem insultadas. Na maioria das vezes os ataques verbais nos ofendem e dificilmente conseguimos articular uma boa resposta. O que fazer quando uma crítica maldosa destrói nosso dia? Desperdiçar nosso dia se aborrecendo, usar o silêncio como resposta ou fingir que não ouviu? 

Quase todas as pessoas são contaminadas pela irritação alheia. Os que se deixam influenciar pelo estado de espírito dos outros podem mais facilmente envolver-se em discussões acaloradas. Muitos profissionais sabem que precisam tratar os clientes com presteza, eficiência e paciência. Um vendedor que atende um cliente grosseiro é afetado por seu mau humor e isso o leva a descontar no cliente que vier depois. O cliente sairá da loja aborrecido e acabará agredindo outra pessoa. A falta de respeito se espalha provocando um efeito dominó. Não devemos permitir que nosso estado de ânimo dependa dos outros, para isso  não devemos levar a sério a atitude dos outros. Qualquer profissional que precise lidar diariamente com pessoas agressivas e/ou mal-educadas necessita manter-se protegido do mau humor e estado de espírito dos outros. Isso exige bastante controle emocional, calma e resistência as grosserias. 

Geralmente as pessoas presas ao papel de boazinha (amável, cautelosa e solícita) sofrem mais ataques verbais, pois não sabem se comportar de forma desagradável ou agressiva quando necessário. A autoconfiança e autoridade são necessárias para prevenir ataques grosseiros. Esses elementos precisam ser exteriorizados para estabelecermos limites. Por que as pessoas dizem que são humilhadas no ambiente de trabalho pelo chefe ou colegas de trabalho? Será falta de autoafirmação? Para os psicólogos a simples disposição de se defender já inibe a intenção do agressor. 

Quase todos os comentários maldosos possuem um único objetivo: Alfinetar o outro. Normalmente, os comentários são simples, vulgares e indelicados. Portanto, não faz sentido sofisticar nas respostas. Na maioria dos casos ignorar é a melhor saída. O importante é envolver-se o mínimo possível em discussões que não nos acrescenta em nada.

Às vezes palavras grosseiras podem ser ditas sem má intenção. Muitos dos comentários que nos magoam não passam de observações imprudentes ou de uma interpretação equivocada de nossa parte. Há muitas pessoas que falam sem pensar ou porque são espontâneas demais ao manifestar suas opiniões ou porque não possuem muita sensibilidade. Portanto, não perca tempo decifrando a intenção do comentário. 

Para algumas pessoas é impossível ignorar um comentário insolente. Se ficarmos respondendo a todas as grosseiras que ouvimos viveremos brigando o tempo todo. A especialista em comunicação, Barbara Berckhan estabeleceu técnicas de autodefesa oral inspirada na arte marcial, aikido. Se você é um daqueles que não conseguem ignorar o interlocutor ela sugere que revidemos o ataque verbal mudando de assunto (exemplo  perguntar se a mãe dele(a) vai bem) replicar monossilábico (exemplo Não me diga!! È mesmo!!! Ahh tá!! humm). A autora sugere reagirmos de forma indiferente ao comentário. Por outro lado, essa simples atitude poderia irritar o agressor e talvez tivéssemos que mostrar que de fato dominamos alguma arte marcial na prática. 

Réplicas inteligentes precisam de um tempo para serem elaboradas e quando se trata em reagir a um ataque verbal elas desaparecem de nossa mente. E muitas vezes por impulso disparamos uma grosseria ainda maior.  As pessoas fazem críticas destrutivas por inúmeras razões, pois nunca estão em paz consigo mesmas. Geralmente, elas reprovam tudo e se irritam por qualquer coisa.  Essa negatividade deseja encontrar um alvo para entrar na mesma sintonia negativa.

Alguns críticos destrutivos possuem argumentos inconsistentes. (comentam que algo é chato, feio, sem criatividade, comum, etc são comentários que não nos acrescenta em nada). Um exemplo, você apresenta uma ideia ao seu chefe e ele lhe responde que sua ideia é o cúmulo da estupidez. Segundo, a autora a réplica desintoxicante tem como objetivo tirar você de uma posição de inferioridade. Nesse caso se você tiver coragem de perguntar ao seu chefe faça a seguinte pergunta: Como assim cúmulo da estupidez? Devemos usar a réplica desintoxicante quando nos criticarem de forma pouco objetiva. Não faça perguntas cretinas para receber respostas cretinas. Em alguns casos dê razão as críticas destrutivas se não lhe causar problemas. Mostre-se compreensivo as críticas. Em alguns casos muitos críticos assumem uma posição de arrogantes. Pessoas arrogantes são carentes de elogios. Elogie-o seus sábios comentários. Já uma crítica construtiva não denigre e nem humilha ninguém, geralmente baseia-se em fatos concretos e atuais pautando-se na razão, admiração ou elogio. 

Ser agredido verbalmente é muito desagradável, mas já que aconteceu não devemos nos rebaixar no mesmo nível da pessoa. Se você tiver inteligência e sagacidade crie réplicas que deixem o interlocutor confuso entre um insulto e elogio. Do contrário, não gaste sua energia e tempo respondendo as agressões verbais. Não é necessário mostra-se compreensivo com pessoas desequilibradas e insensatas.  Pessoas com esse perfil são mais propensas a ataques de fúrias, portanto nunca considere seus comentários. 

6 comentários:

  1. Boa Noite! Gostei muito do texto e da maneira simples e didática que foi escrito.
    Já estive em situaçoes desse tipo inúmeras vezes, e todas as vezes que me exaltei nao fiquei bem depois; as vezes que aproveitei e retruquei o mesmo sentimento senti. Portanto ler esse texto me mostrou uma nova forma de ouvir, nao se inferiorizar mas nao dar tanta importancia, e se possivel nem responder. E mais, realmente nao podemos estragar um belo dia de vida por causa de alguém que tem uma opiniao sobre voce ou seu trabalho totalmente incorreta, e apenas dizer que está "tudo" ruim, essa pessoa nao sabe o que diz e nem sabe ouvir o que o outro quis dizer. Obrigada pela dica. Mônica Loureiro

    ResponderExcluir
  2. Olá Mônica,
    Obrigada pela visita!!! Você já pensou no poder do silêncio? Se puder leia esse texto é bem legal.
    O Poder do silêncio
    http://pt.shvoong.com/humanities/1800855-poder-sil%C3%AAncio/

    ResponderExcluir
  3. fiquei bem tranquila depois de ler este artigo, eu saio do trabalho muito estressada,depois de um dia de trabalho, pois convivo com uma colega de trabalho muito grossa desagradável e indelicada que a todo momento fás comentários maldosos e ofensivos, depois de ler tive uma noção de como me defender.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre penso assim, que o agressor vai dizer de tudo para acabar com você. Sejam verdades distorcidas ou mentiras cabeludas.

    ResponderExcluir
  5. "Apreciavam a ironia e frases de duplo sentido de construções complexas";
    eu queria aprender essa arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro,

      Devo admitir que dominar alguma arte é para poucos. Quem o diga Sir Winston Churchill, conhecido como o mestre da arte do insulto. Também Britânico queríamos o quê, né? Ele sabe reunir frieza, finesse e franqueza na hora de denotar seus inimigos. Ele tem os quatros F. O cara é PHODA!!! kkkkk

      Excluir