terça-feira, 22 de novembro de 2011

A corrupção no Brasil é cultural ou depende do caráter humano?



Quem faz a cultura, senão o próprio homem. O famoso ‘’jeitinho brasileiro’’ é sinônimo de corrupção. Por que é tão difícil para o brasileiro seguir as leis? As leis existem para regular o comportamento do ser humano. No conjunto de leis dos dez mandamentos bíblicos, no qual descreve não matarás, não furtarás, não cobiçarás e não dirás falso testemunho contra teu próximo. Esses são alguns dogmas que todo ser humano deveria carregar consigo, pois esses princípios formam a base da ética e o caráter humano. Em algumas situações a lei recorre a esses fundamentos.

A moral e a ética se complementam. A moral representam um conjunto de valores e costumes adotados pela sociedade que são adquiridos através, da educação, tradição e cotidiano. A moral tem sua origem no latim, que vem de "mores", significando costumes. A ética vem do grego "ethos" que significa modo de ser. A ética investiga e analisa as normas morais, levando ao ser humano não agir somente pela tradição, cultura, hábito ou educação. A ética nos leva a agir por convicção e inteligência. A moral nos leva a agir por prática e aceitação. Tomemos como exemplo, o adultério antes era crime, hoje não é mais. A moral pode ser modificada ao longo do tempo, à medida que a sociedade e os costumes forem mudando. A moral é relativa, pois só podemos consideral algo moral ou imoral, segundo um determinado código moral. As normas morais podem variar de pessoa para pessoa, pois em alguns casos os costumes e tradições criados pela sociedade podem não ser aceitos por todos. Já a ética é universal, pois tem como objetivo levar a modificação da moral orientando racionalmente a vida humana. Por exemplo,. matar alguém, roubar e cobiçar nao é aceito em alguns países. Porém, por questões tradicionais em alguns países  matam-se mulheres por adultério. Já em outros países orientais, especialmente China e Japão os acusados de desviarem dinheiro público podem ser condenados à pena de morte. Geralmente, os orientais quando comentem crimes financeiros se refugiam nos países ocidentais. Os fugitivos usam a pena de morte e a tortura para evitar a deportação. Em alguns casos os tribunais ocidentais negam a deportação sustentada na preservação dos direitos humanos. Quando desviamos dinheiro público também estamos retirando da sociedade vários direitos. Direitos esses também humanos tais como: acesso a educação, hospitais, saneamento, moradia, segurança, dentre outros.

Na legislação brasileira, a exceção de matar alguém, ocorre em casos de legítima defesa, mas na prática matamos, roubamos, desviamos dinheiro público e nada ou quase nada acontece aos culpados.

 A corrupção no Brasil, não deve ser vista somente no aspecto cultural, pois generaliza o povo como corrupto e desonesto. Alguns especialistas apontam que a corrupção brasileira é herança dos portugueses. Esse legado dos portugueses perdura até hoje na sociedade, principalmente no que diz respeito a gestão da coisa pública. Antes, a corrupção estava centrada na administração pública e nós a aceitamos por questões tradicionais. Ser desonesto e mau caráter são denominações que usamos para definir todos os políticos brasileiros. Porém, com o tempo essa mesma denominação foi alastrada para definir o brasileiro como um povo culturalmente desonesto e sem caráter. O problema da corrupção no Brasil, é algo individual e está ligada ao caráter e índole da pessoa. O que podemos fazer para combater a corrupção no Brasil? Como se forma um homem de caráter?

Somos um povo tão carente de honestidade e retidão que as boas condutas virão destaque na mídia como acontecimento raro e cada vez mais escasso na sociedade brasileira. O modo de ser, de sentir e de agir de um indivíduo, ou de um grupo, é o que chamamos de caráter. Há muito tempo deixamos de ser colônia de Portugal e nosso modo de ser, sentir e agir está desvinculado do Brasil-Colônia. Ser desonesto e mau caráter não está no gene do brasileiro. Os pais, as escolas e igreja podem dar bons conselhos e indicar o bom caminho, mas a decisão final entre qual caminho seguir está nas mãos de cada um. È possível existir em um ambiente imoral e corrupto pessoas com forte e marcante caráter que poderá influenciar exemplos de dignidade e moralidade.


Somente os homens de caráter consolidado sobrevivem a um meio destituído de retidão e honestidade. Sem dúvida o meio pode nos influenciar, mas também podemos influenciar o meio em que vivemos. Infelizmente, para alguns brasileiros serem honestos e de boa índole é preciso temer a prisão. Se muitos não temem a prisão, então continuaremos na corrupação histórica. As leis existem para regular o comportamento humano e quando elas não atuam de maneira eficaz acontece a desordem, o caos e a perda de valores na sociedade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário