quinta-feira, 8 de março de 2012

Como ser uma pessoa M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A no ambiente de trabalho

  Um dos fatores importantes no sucesso profissional em qualquer área refere-se a forma como nos relacionamos com as pessoas. De nada adianta dominarmos profundamente uma técnica ou termos profundo conhecimento sob determinada área se não soubermos nos relacionar. Afinal, nenhum homem é uma ilha. Ter bom relacionamento interpessoal com a equipe de trabalho significa não criar casos ou conflitos dentro do local de trabalho. Para torna-se uma pessoa M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A no ambiente de trabalho é importante unir os ingredientes relacionamento interpessoal e ética. È possível ser uma pessoa MARAVILHOSA e ética? Aqueles que denominam fulano, cicrano ou beltrano como uma pessoa MARAVILHOSA, talvez tenha uma boa referência do que está dizendo da pessoa. Afinal, ter bom relacionamento interpessoal é justamente ouvir dos outros que você é uma pessoa MARAVILHOSA!!!

Aqueles que aspiram ao networking como meio de admissão ao mundo das pessoas bem-relacionadas ao orgonograma da empresa esse é um caminho válido. A maioria dos trabalhores almejam ocupar um cargo sempre mais alto e muitos desejam ardemente estar rodeado de pessoas influentes no ambiente de trabalho para quiça conquistar algo melhor na carreira profissional. Geralmente, o que abre as portas ao mundo das pessoas bem-relacionadas chama-se  politicamente correto.  Ser uma pessoa MARAVILHOSA não é ser falso, mas ser neutro. Usando uma linguaguem e uma conduta neutra no ambiente de trabalho evitamos conflitos a um certo grupo de pessoas.

 Muitas pessoas criam seus próprios mecanismos para serem reconhecidos ou estar na companhia de pessoas influentes no ambiente de trabalho.  È fundamental saber dosar a popularidade para não ser taxado de inconveniente, penetra ou bicão no ambiente de trabalho. A popularidade é uma conseqüência de ser uma pessoa MARAVILHOSA.

Ser uma pessoa MARAVILHOSA é ser politicamente correto. Segue abaixo alguns mandamentos do modus vivendi no ambiente de trabalho.

As reclamações e problemas de trabalho deverão soar como queixas. Nunca reclame do trabalho o  ideal é referi-lás como queixas e relate-as de modo suave.  As queixas devem ser de modo geral e nunca específicas. Sempre as cite que são comuns em outras empresas. È fundamental ressaltar o lado positivo da queixa para concluí-la com otimismo e congregação dos envolvidos. Nunca fale mal de ninguém no ambiente de trabalho, exceto daquelas pessoas que já caiu na boca dos funcionários e o seu ato já foi condenado pela maioria dos funcionários. As demais pessoas que são reconhecidas no ambiente de trabalho como portadoras de qualidades notáveis é sempre bom elogiá-las independende de conhecê-las ou não. Afinal, se a maioria dos colegas de trabalho dizem que fulano tem inúmeras qualidades se você não repete o coro fica parecendo que você é invejoso. Use sempre de maneira coletiva e impessoal  os elogios para os demais setores da empresa. Jamais esqueça o pessoal da limpeza, vigilância, telefonia, secretaria e todos aqueles funcionários que são ignorados pelos outros.

Seja convicto ao expor sua opinião, mas não tente provar que são verdadeiras. Geralmente, as pessoas que tentam provar suas opiniões são taxadas de donas da verdade ou muito falantes. Pessoas MARAVILHOSAS não são donas da verdade e não discursam por muito tempo. Use pouco argumentos lógicos em determinados temas. Não use da autoridade e repressão para discutir determinados assuntos. Lembre-se sempre que relação interpessoal exige um diálogo humanizado e democrático. Mantenha  boa aparência. Transmita alegria, bom humor e bem-estar. Vista-se de modo adequado aos seus objetivos profissionais.  Evite falar seus assuntos pessoais e profissionais. Fale com todos, ande com todos, mas não se misture com todos. Seja um pouco imiscível, mas seja acessível. Pessoas MARAVILHOSAS precisam de credibilidade e respeito.

Seja participativo com discrição expressando-se, conforme citado acima. Identifique quem são as pessoas mais influentes do ambiente de trabalho e conheça seus gostos, preferências e hábitos. Pessoas MARAVILHOSAS sempre tem objetivos concretos na profissão. A pessoa MARAVILHOSA não é alpinista social, mas sim alpinista funcional, ou seja deseja mudar de função ou cargo na empresa. Ganhar um salário mais alto é conseqüência. Ela não é uma pessoa falsa. Ela se utiliza da neutralidade para agradar a todos e alcançar seus objetivos. Agradar a todos lhes foi concedido o título de pessoa MARAVILHOSA.Todos a consideram MARAVILHOSA, mas poucos sabem sobre a pessoa. Com uma linguagem e conduta neutra aos poucos vamos angariando simpatias das pessoas influentes no ambiente de trabalho. Geralmente, pessoas politicamente corretas ocupam cargos mais elevados. Embora, isso não seja uma regra na prática é mais ou menos isso que funciona no modus vivendi  no ambiente de trabalho. Se Ivete é naturalmente MARAVILHOSA não sabemos, mas que ela possui o discurso de agradar a todos e ser alegre isso é notorório.

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