quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A necessidade de sermos criativos



Pensar fora da caixa é uma questão de sobrevivência. Seja na área profissional ou pessoal estamos sempre em busca de soluções para nossos dilemas. Durante muito tempo pensou-se que a criatividade fosse um dom sobrenatural ou divino, mas hoje com os avanços da ciência sabemos que podemos potencializar nossa mente. Sem dúvida, a inovação é importante em qualquer campo de atuação. Uma mente criativa poderá influenciar diretamente na carreira profissional e em determinada circunstância gerar riqueza. 

Fatores genéticos, sociais, econômicos e circunstâncias (acaso) contribuem para o pensamento criativo. A ciência revelou que é possível cultivar processos mentais tais como: capacidade de tomada de decisão, desenvolvimento da linguagem e memória. Isso auxilia a expandir a capacidade criativa do ser humano. Do ponto de vista científico é possível aumentar o potencial de determinadas áreas do cérebro. Para a ciência é possível subverter a maneira como as pessoas veem o mundo, através de estratégias que incentivem processos de pensamento inconscientes, pois eles são fundamentais para fazer brotar boas ideias. 

As empresas utilizam sessões de brainstorming e livros de autoajuda para desenvolver a criatividade de seus funcionários, porém não há dados concretos que comprovem a eficácia desses procedimentos. Em geral, para chegarmos a novas soluções é necessário ter uma mente aberta, livre de regras, autocensura e preferência. Quando abandonamos as regras e convenções nossa atividade cerebral do córtex pré-frontal relaxa. Esse relaxamento beneficia os aspectos ligados à cognição (aprendizado de línguas e criatividade). A criatividade está associada ao menor controle cognitivo. 

Pensamentos inovadores podem surgir ao prestarmos atenção às propriedades visuais daquilo que observamos, tais como: forma, tamanho e composição. Nesse caso, o importante é não nos atermos ao conhecimento acumulado. Um exemplo disso é quando denominamos a função de determinados objetos em nosso cotidiano. Um cinto por exemplo, pode assumir diversas funções das quais estamos habituados a vê-lo. Durante a pesquisa as pessoas que apresentaram uso incomuns para as figuras de alguns objetos comuns demonstraram menor controle cognitivo. 

A verdadeira criatividade envolve não apenas gerar uma ideia, mas avaliá-la e desenvolver um plano para aplicá-la na prática. Exercícios que abalam as maneiras típicas de pensar podem favorecer um estado mental criativo. Um exemplo, mudar as formas de ver e utilizar objetos. Um outro exemplo, é executar tarefas comuns em ordem não convencional. Perturbar o processo habitual de pensamento aumenta a perspectiva de criatividade. Nossa mente tende a fazer as coisas no automático. Absolutamente tudo em nosso cotidiano nos leva a pensar, a fazer e acreditar pela força do hábito. O segredo da criatividade é não deixar nosso cérebro cair na rotina. Algumas atitudes cotidianas podem ampliar a capacidade criativa tais como: ler sobre coisas fora de sua área de especialidade, discutir seu trabalho com pessoas de fora, ouvir música suave para relaxar a mente, preferencialmente música clássica, realizar atividades diversa na qual, já esteja acostumado. 

Uma outra opção para os exercícios mentais é recorrer ao inconsciente, através do estágio do sono conhecido como REM, ou fase dos sonhos. Em alguns casos, é possível encontrar soluções através dos sonhos. Porém, mesmo com pensamentos criativos, as pessoas têm o medo de correr riscos. O ser humano tende a seguir caminhos seguros, às vezes a segurança não permite mudanças radicais. Para tirarmos proveito de nosso potencial criativo é necessário corremos algum risco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário