quinta-feira, 31 de maio de 2012

O segredo do sucesso não é amar o que você faz



O segredo do sucesso é amar o que você faz ganhou status de mandamento e está constantemente em apresentações de Power point motivacional.  As pessoas que acumularam enormes fortunas cultuam o mantra ‘’o segredo do sucesso é amar o que você faz’’. Porém, essas pessoas estão mais para a exceção do que para a regra. Logo, para a maioria da população não é sensato seguir esse mantra. Provavelmente, esse mantra funcione para aqueles que possuem mais capital, contatos e brilhantismo em determinada área. Quantas pessoas no mundo têm um enorme brilhantismo ou talento? Quantas pessoas no mundo alcançaram o sucesso apenas por executar um trabalho brilhante? Uma pessoa pode ser talentosa, mas pode não ter contatos, capital ou credibilidade para alavancar sua carreira. Portanto, muitos ficam no ostracismo profissional.
Encontrar um trabalho que é nossa paixão genuína é o mesmo que acreditar no príncipe encantado ou achar que sexo só pode ser feito com amor. E quando não achamos o  príncipe encantado( princesa encantada) ou não fazemos sexo com amor fazemos o quê? Há centenas de trabalhos que talvez ninguém ame, assim como há centenas de casais que se amam, mas o sexo não é bom ou vice-versa. Será que alguém ama ser operador de telemarketing ou empreguete? Se todos fossem fazer aquilo que realmente gostam muitos trabalhos nem existiram.  Como, ‘’o segredo do sucesso é amar o que você faz’’ é uma exceção, apenas uma minoria da população conseguiria realmente fazer o que ama, o resto da população estaria desempregado.
Por outro lado, o ser humano tende a se perguntar Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não? Para a professora de psicologia da universidade de Stanford o sucesso pode estar associado ao fazer do que se gosta como também aprender a gostar do que faz.  Segundo, a professora um exemplo disso, é quando aceitamos um emprego abaixo da expectativa,  talvez oportunidades inesperadas possam surgir. Em outras palavras o que a psicóloga tentou dizer é que se o sucesso não vier por amor ao que se faz poderá vir através da sorte ou acaso.
Em algumas carreiras supercompetitivas, sobressair-se ou mesmo conseguir um emprego, não é uma questão de amor, mas de nos avaliar se temos talento suficiente para estar entre a nata das pessoas que conseguiram acumular fortunas com aquilo que fazem.  Muitas pessoas que alcançaram o sucesso costumam vender uma receita mágica para aqueles que almejam fama, riqueza ou sucesso.  A maioria das pessoas busca trabalharem no emprego dos sonhos, mas no final o cargo frustra as nossas expectativas.  
As pessoas têm ambições de alcançar o sucesso sem muito esforço, mas na prática isso não existe. Quem pensa que merece um cargo e/ou salário melhor pode ter chegado a essa conclusão, porque trabalha em um ambiente de pouca exigência e/ou não possui parâmetros mensuráveis de sua própria capacidade.
Cada pessoa possui sua percepção de sucesso, porém para muitos o sucesso sempre esta associado a ganho material. As aspirações e motivações profissionais dependem de nossa autoestima, além de nossas realizações pessoais. Portanto, é bem provável que o segredo do sucesso seja fazer bem-feito aquilo nos disponibilizamos a fazer, pois gostando ou não alguém tem que fazer o ‘’trabalho sujo’’.È muito fácil palpitar ou escrever a fórmula do sucesso, riqueza, felicidade ou amor. Muitos desses livros que nos revelam o '' segredo'' nunca trazem instruções claras e precisas do primeiro passo e dos seguintes. A grande questão é como aplicar a fórmula na prática. Isso nenhum livro de segredo nos diz. Talvez nem existam segredos entre amor, trabalho e sucesso.

2 comentários:

  1. Olá olho da manhã, Gostaria de agradecer pelo texto. Ele é muito bem escrito, claro e direto. Infelizmente fala de algo que a maioria das pessoas não querem saber: a realidade. As pessoas estão em busca de respostas rápidas e mágicas e é isto que elas encontram, se estivessem em busca de resultados os encontrariam. Eu prefiro pensar que as regras existem para nos ajudar a entender o mundo mais são as exceções que fazem as diferenças. O sucesso, pode vir do amor, trabalho, esforço, sorte, acaso, e é isto que precisamos entender. Começar a fazer algo e parar de comprar livros que apenas repetem as mesmas coisas desde 1900. Pensei de não poder comentar aqui, mas me surpreendo de outros não terem comentado. Muito sucesso e felicidades para você!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fábio,

    Muito obrigada!!!

    O problema é que as regras criam conceitos para explicar a ''realidade e o sucesso''. O que fica claro no texto é de que alguns poucos são sempre responsáveis pelo mundo. E muitos querem seguir os passos do $uce$$o. A lei é uma só: Os melhores lideram e os medíocres seguem. Temos que aceitar que ninguém é igual a ninguém. A capacidade de produzir e receber conhecimento é que nos difere dos outros.
    Obrigada pela visita e comentário. Espero que o texto tenha lhe acrescentado algo de positivo em sua vida.
    abraços

    ResponderExcluir