quarta-feira, 14 de março de 2012

Medo de perder o emprego e a prostituição


 


O medo de perder o emprego atormenta a maioria dos brasileiros. A crise econômica mundial, a competição acirrada, a qualificação profissional, abdicar alguns direitos trabalhistas tudo isso faz com que o trabalhador tema perder o emprego. Aqueles trabalhadores portadores de baixa qualificação profissional, baixo grau de instrução escolar e idade entre 30-55 anos submetem-se mais facilmente ao medo de perder o emprego. Geralmente, trabalhadores com esse perfil possuem pouca perspetiva em conseguir algo melhor. Sendo assim, aceitam mais facilmente a tirania do empregador pelo medo de perder o emprego. Já aqueles trabalhadores portadores de alta qualificação profissional, experiência, nível superior e idade entre 30-55 anos o medo de perder o emprego se confunde com prostituição trabalhista. Geralmente essas pessoas estão nas ‘’melhores empresas para se trabalhar’’. È sonho de muitas pessoas trabalharem em grandes companhias. Há muitos fatores que influenciam esse sonho tais como: status, crescimento na carreira, algumas vantagens e salário.

Estar empregado em uma das ’’melhores empresas para se trabalhar’’ pode ser para alguns trabalhadores o topo. Algumas das ’’melhores empresas para se trabalhar’’ nos oferecem status, crescimento na carreira e salário acima da média do mercado. Geralmente, os profissionais demitidos das ’’melhores empresas para se trabalhar’’ não temem o desemprego, mas sim manter as mesmas condições de salário, status e crescimento na carreira. Diante desse contexto, muitos aceitam qualquer condição que  as ’’melhores empresas para se trabalhar’’ oferecem.

Enquanto, os profissionais desqualificados  temem perder o emprego, devido a baixa perspectiva em encontrar um emprego melhor. Por outro lado, os profissionais qualificados se prostituem pelo fato de já ter encontrado algo ‘’melhor’’ no mercado de trabalho.

Talvez, denunciar o abuso das empresas seja mais fácil para o profissional desqualificado. Afinal, de qualquer forma ele já possui um perfil que lhe dificulta arrumar outro emprego. Já para os qualificados fica mais difícil, pois queremos estar nas ’’melhores empresas para se trabalhar’’.Ser trabalhador é viver encurralado à mercê do mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário