terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Persistência x teimosia: Qual a diferença?


Persistência é chegar ao resultado sem levar em consideração o tempo e quantidade de tentativas. O persistente quando não alcança seu objetivo muda de estratégia. Já o teimoso nunca obtém êxito em suas empreitadas. Como sabermos se estamos sendo persistentes ou teimosos? O que difere a teimosia e a persistência é o resultado. O persistente quando não colhe resultado muda de estratégia. O teimoso insiste e colhe fracasso. Geralmente, o teimoso nunca rever o contexto da situação para acertar o caminho.
Thomas Edison se não inventasse a lâmpada entraria para história como a pessoa mais teimosa e estúpida do mundo. Na 1043º tentativa encontrou o modo da lâmpada funcionar. Logo, entrou para a história como símbolo da persistência. Perseverar em alguns casos pode nos levar ao desastre. Isso acontece quando nosso objetivo passa a ser ‘’questão de honra’’ concretizá-lo. Pensar assim passa a ser birra e teimosia e não persistência. Insistir em algo por birra ou teimosia nos cega para outras oportunidades. Agir assim em muitos casos nos faz perder tempo, energia e/ou dinheiro.
Geralmente, a teimosia carrega consigo as seguintes frases ‘’ conseguir isso é uma questão de honra’’ ou ‘’Vou conseguir isso ou não me chamo fulano de tal’’. Essa obstinação não nos deixa raciocinar com a lógica. Isso torna os resultados cada vez mais negativos. A tão cultuada frase ‘’Nunca desista dos seus sonhos’’ representa a importância de alcançar o resultado. Não há histórias que fazem sucesso da noite para o dia. Como diz o ditado o sucesso da noite para o dia levou 15 anos para acontecer. Acredite é verdade!! O sucesso profissional é medido pela persistência e determinação. O lema da MacDonald's corporation é resumido em seu cartaz ''Avance''. Nada no mundo pode substituir a persitência nem o talento; nada é mais comum que homens talentosos sem sucesso; nem o gênio; gênio sem recompensa é quase um provérbio; nem a educação, o mundo está cheio de negligentes educados. Só a persistência e a determinação são onipotentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário