sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Como planejar para um futuro que não se vê?

 


Conhecer o futuro é um dos mais ambicionados objetivos do homem. Ao planejarmos pensamos sobre o que esperamos do futuro. Planejar é uma das funções administrativas mais importantes. Planejar, organizar, dirigir e controlar envolvem todas as ações previstas. Poucos tem sucesso com o planejamento, pois vislumbrar e prever como será o futuro a longo prazo é loucura. O planejamento a longo prazo cria a perigosa crença que o futuro está sob controle. Nunca devemos levar tão a sério planos a longo prazo. Prevermos o que ocorrerá em poucos dias ou meses é menos arriscado do que prever o que ocorrerá nos próximos anos. À medida que fazemos planos para mais de um ano fica impossível saber o que virá pela frente. Um mês à frente, e a visibilidade cai muito; um ano tudo é opaco em cinco anos não enxergamos mais nada. Prever o futuro é impossível.

Atualmente as mudanças veem ocorrendo num ritmo muito acelerado e muitos gestores estão se perguntando. Como planejar para um futuro que não se vê? Alguns setores da economia mentalizam e planejam seus negócios para os próximos anos. È o caso de empresas no setores de siderurgia, mineração e petróleo que operam em horizontes superiores a um ano. As empresas que operam em cenários superiores a um ano o planejamento a longo prazo representa uma ilusão de ordem. Antigamente as previsões do mercado econômico eram imaginadas de forma igual ao presente, só que maior e mais automatizado. Muitos gestores do passado imaginavam o futuro organizado e previsível, porém maior. No passado as mudanças se processavam lenta e previsivelmente. Hoje não é mais. È ridiculo acreditarmos que simplesmente examinando as tendências de hoje poderemos prever como será o futuro. È bem provável, que nos próximos anos algumas dessas tendências e modismos desaparecerão, ou virarão ao contrário. Tendências e fatores completamente novos surgirão, fatores esses que nem imaginavámos hoje. Eventos totalmente imprevisíveis nos apanharão de surpresa. Revoluções, guerras, calamidades, falências, descobertas, países emergentes alcançando maior destaque de forma acelerada, novos líderes, catástrofes, crise econômica, dentre outros. Sendo assim, quem é capaz de obter êxito em planejamento a longo prazo?

Nosso futuro nos próximos anos está oculto, logo não devemos fazer nenhum plano a longo prazo. Ao invés de tentarmos organizar nossa vida para coisas imprevisíveis, no futuro, o melhor a fazer é reagir aos fatos à medida que forem surgindo no presente. Surgindo uma oportunidade devemos agarrá-la se surgir um perigo devemos cair fora. No mundo dos negócios planejamento a longo prazo, significa ter lucro certo. E o único tipo de preparação para o futuro que as empresas deverão ter é estudar tudo o que houver sobre o seu ramo de atuação e as circunstâncias do momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário