domingo, 8 de janeiro de 2012

Penso, logo fujo da opinião da maioria


Desde cedo aprendemos que a maioria está sempre certa nas suas decisões. Geralmente, tendemos a aceitar sem criticas a opinião da maioria.
Na democracia o voto da maioria é que decide quem governa. Se a maioria da população é quem decide, então assim seja. O velho ditado a ‘’voz do povo é a voz de Deus’’ é o lema da democracia. Se a maioria diz algo ou acredita em algo pensamos que a maioria está certa.  Em latim vox populi significa voz do povo, e é um termo freqüentemente usado em transmissão de entrevistas eleitorais, onde os entrevistados são abordados em lugares públicos de forma não ensaiada dando opiniões de forma espontânea sobre determinado assunto.  Os entrevistados devem ser pessoas de diversa camada social, idade, sexo, rua, lugar público e comunidade para que os pontos de vista e reação do povo em geral sejam conhecidos.
A aceitação da opinião majoritária está estampada nos jornais, Tv, revistas e internet. Essa aceitação da opinião da maioria pode mudar o curso da sociedade. Os muitos podem estar certos, mas as probabilidades e evidências são contra eles. Devemos parar com o hábito de acreditar que todas as afirmativas muito repetidas são a verdade. È provável que a verdade tenha sido encontrada por uns poucos do que por muitos. Será que quase tudo que é dito pela imprensa é verdade? Talvez sim, talvez não. Devemos pensar por nós mesmos e tirar nossas próprias conclusões.
A maioria das pessoas acredita que os antigos clichês são verdades indiscutíveis. A voz do povo é a voz de Deus faz parte do consciente popular e esse chavão ganha força de um conselho supostamente sábio. As pressões da opinião majoritária são perturbadoras, quando se aplicam às questões políticas. A mídia tem o poder em treinar e criar o desejo das massas, através de tendências, especulações, opiniões ou modismo. A famosa frase de Descartes ‘’Penso, logo existo’’ atualmente virou estou na Tv ou youtube, logo existo. È cada vez maior a busca das pessoas pela fama e publicidade para dizer ao mundo suas idéias ou opiniões no intuito de ganhar notoriedade e quiçá  ter um programa na Tv, pousar na playboy, virar global ou ser Presidente, Deputado, Senador ou Vereador.
A pressão da maioria nos faz duvidar até mesmo quando sabemos que temos razão. Uma experiência no departamento de psicologia da Universidade de Princeton apontou que 1/3 dos casos a pessoa entra em colapso moral e acompanha a opinião da maioria, mesmo diante de evidências concretas do erro da maioria. Ir contra a maioria é uma atitude muito difícil. Não é fácil nem quando a discussão trata de fatos que podem ser medidos e vistos. Também é complicado quando se trata de questões de opinião que não podem ser imediatamente verificadas. A melhor defesa contra a pressão da maioria é conhecer seu poder coercitivo e sempre se perguntar estou decidindo porque é a melhor escolha ou porque a maioria diz ser a melhor.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário