quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Como a filosofia nos ajuda?


Filosofia é de origem grega e deriva de duas outras palavras: philo e sophia. Philo deriva de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio. Sócrates é considerado o pai da Filosofia. Durante a ditadura militar(1964-1985) as disciplinas humanísticas, em especial Filosofia e Sociologia foram excluídas da grade curricular do ensino brasileiro. Em 2008, a Lei 11.684 alterou o artigo 36 das Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e tornou obrigatória a disciplina de filosofia em todas as séries do ensino médio. A legislação instituiu que as escolas teriam quatro anos para se adaptarem, sendo que passa a valer em 2012.

È comum vermos na grade curricular  filosofia aplicada a Administração, ao Serviço Social, ao Direito, dentre outros cursos. Afinal, em que isso nos ajuda? Como ensinar filosofia para o mundo atual? A filosofia sofre preconceito quanto a sua utilidade e objetivo. No mundo atual exaltamos a prática e o resultado, não podemos perder tempo com subjetividade e dúvidas evasivas. Uma vez que vivemos em uma sociedade de ritmo acelerado e mutável, raramente paramos para refletir sobre as trivialidades da vida e os prazeres simples da vida. Atualmente, nossa filosofia é sair do plano das idéias para a concretização, ação, experimentação, prática e alcançar o resultado. Estamos pensando como ganhar dinheiro, sustentar nossa família, pagar nossas contas, como gastar ou investir melhor nosso dinheiro, como arrumar emprego, como se manter no emprego, como educar os filhos, como ter saúde, ser feliz, emagrecer, ou seja refletir as coisas práticas e imediatas que acontecem em nosso cotidiano. Muitos desses valores, hábitos e comportamentos passaram a ter maior importância em nossa sociedade.

Sabemos que existem inúmeras maneiras de ver a vida e a filosofia é o ambiente dos mais variados pensamentos. A filosofia é a fábrica da criação e modificação de conceitos, e um conceito é aquilo que determina o modo como interpretamos qualquer situação. A filosofia não diz nada, ela se cria a partir do que é dito por aqueles que com competência têm o privilégio de serem transmissores dos mais elevados modos de aparição do ser, do não ser e do devir, expressando isso em forma de discurso.

A filosofia trata o conhecimento como um todo, porém nunca apresenta respostas concretas as nossas dúvidas. A filosofia de hoje critica o mundo atual e seus valores. Os conceitos filosóficos do passado não são nada de absoluto e universal. A ciência faz seu papel de melhorar a qualidade de vida do mundo e das pessoas, mas a conseqüência que isso traz a sociedade, é uma discussão ética-filosófica que na teoria é uma coisa e na prática é outra. Para a filosofia os conceitos de bem e mal passam por um período de crise. Sua validade, enquanto conceito se sustenta de modo circunstancial. È por isso que todos vivem dizendo: ‘’Estamos perdendo nossos valores’’.  O conceito de certo e errado chegaram ao ápice de suas caracterizações e ainda assim o ser humano não se tornou ‘’melhor’’ do que poderia ser.

Afinal, qual a importância e a contribuição da filosofia para a educação no ensino médio e superior no Brasil?

2 comentários:

  1. Lembro que FHC, apesar de sociólogo, não fez a mínima questao de retornar a disciplina no ensino médio! Quanto a suposta "crise da moral", cabe ao filósofo questionar a quem interessa manter essa postura de relativização dos valores. deve demonstrar que a postura autentica de busca de nossa identidade inaugurada pelo projeto socrático na verdade vale mais que nunca. a propria definicao de filosofia pode ser resumida na busca dessa identidade independente de contingencias culturais e "cientificistas": seria a busca de unidade entre conhecimento e consciência = busca de presença do eu no mundo e nos valores permanentes, não voláteis, mesmo eternos.

    Murilo Veras
    filósofo de Brasília

    ResponderExcluir
  2. Olá Murilo,

    Obrigado pela visita!! Bem, se o próprio ex-Presidente não deu importância ao retorno da Sociologia ao ensino médio suponho que ele também não dê importância e credibilidade a disciplina. Bem, ao contrário de você não sou filósofa, mas tive na minha graduação filosofia aplicada a administração. Sinceramente, a matéria foi mostrada no intuito de discutir a ética e a moral. Você acredita mesmo que no mundo de hoje as pessoas estão em busca de uma identidade ou do eu? Algumas pessoas entram nessa ''busca'' levadas pela religião, livros de auto-ajuda, remédios, alucinógenos, etc. Nunca essa ''busca'' ocorre pela pura filosofia em si. Ou seja, conhecimento e consciência. Na maioria dos casos é quando a pessoa está no fundo poço que recorre a achar uma explicação para os acontecimentos da vida. Desemprego, frustação amorosa, morte, doença, violência, etc. Nunca em vi em sala de aula um prof. recorrer ao tema desemprego, relacionamentos ou morte.

    Como ensinar e aplicar filosofia no mundo de hoje? Eu não sei, mas acho que o filosófo que vai para a sala de aula não explica de que modo a filosofia nos pode ser útil na prática. Se for ensinar a não matar, não roubar, ser honesto, obediente, ter fé, acreditar no amor, paz, divino, etc a igreja indiretamente já faz isso. Possa ser que a filosofia tenha algo a contribuir ou não. Se tem das duas uma ou os professores não sabem como ensinar a filosofia em sala de aula ou ela realmente não tem importância no mundo contemporâneo.
    abraços

    ResponderExcluir