segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ser tutor é...



No Brasil, o ensino a distância está crescendo num ritmo acelerado. Essa modalidade de ensino é aplicada em diversos cursos tais como: graduação, pós-graduação, cursos diversos e educação corporativa. O EAD trouxe novas questões e desafios a serem superados na educação. Além disso, o papel do tutor vem ganhando destaque central no processo educacional. O que diferencia o tutor de um professor? Essa questão está presente nos programas de EAD. Quais seriam as atribuições do tutor? Papel, funções, tarefas, responsabilidades, significado de tutor, etc. Como reconhecer um bom tutor? Como se forma um bom tutor? Como avaliar o trabalho do tutor? O tutor é importante na modalidade a distância? Quais as qualificações de um bom tutor? Qual o parâmetro para ser tutor?

As instituições de ensino precisam fortalecer suas estratégias de gestão-pedagógica para se consolidarem no ramo de EAD. A figura do tutor é imprescindível, pois ele faz a interface da instituição com os alunos. Apesar, de não termos um experiência bem-sucedida consolidada de EAD, o papel do tutor baseia-se no compromisso com a formação de alunos. Sendo assim, não há diferença entre tutor e professor. O tutor aplica novas tecnologias e metodologias no ensino a distância. Não adianta a instituição ter mestres, doutores bom material didático e ter uma boa preparação de todo o processo acadêmico se o tutor não tiver preparo para efetivar a aprendizagem. O diferencial de um tutor é estabalecer cada vez mais aproximação com o aluno propiciando uma didática mais criativa, dinâmica, fluência de idéias e opiniões para construir o pensamento crítico.

As funções do professor irão se aproximar das funções do tutor. Está em processo de formalização a profissão de tutor, mas ainda não houve um consenso. O Ministério do Trabalho e Emprego- MTE reconhece a importância em regularizar essa nova ocupação, pois na normatização do ensino a distância do MEC- Ministério da Educação e Cultura, existe a função de tutor, porém a profissão não foi formalmente criada. Não está definido como deve ser a formação de um tutor para que ele se qualifique e se consolide como um profissional. Atualmente, não existe um parâmetro que defina o que é necessário para se trabalhar como tutor. No entanto, um bom tutor precisa de boa base pedagógica e metodológica, formação na área, na qual pretende exercer tutoria, habilidades em informática, capacidade de interagir com os alunos usando tecnologias, articular teoria com os acontecimentos da atualidade, estimular o aluno a pensar e respeitar prazos.

Geralmente, as instituições de ensino fazem uma capacitação e/ou curso de formação para o tutor começar a atuar. Não existe diretrizes e normas para o exercício de tutoria, cada instituição faz o que lhe melhor convém.

A educação a distância exige domínio das novas tecnologias de comunicação e capacidade de potencializar a interação dessas tecnologias no campo educacional. Isso exige dos professores novas habilidades. Porém, existem excelentes profissionais na área de educação com sólida carreira na área presencial que não tiveram resultado esperado no EAD. Isso é uma questão tempo, pois a educação presencial está incorporando cada vez mais tecnologias ao ensino e os professores terão que se adaptar a nova realidade.

Um tutor preparado estimula o aluno a concluir o curso, aumenta o comprometimento do aluno com a instituição e desperta no aluno a busca constante pelo conhecimento. O tutor é o novo perfil do docente?Sendo o tutor um docente é necessário criar uma nova categoria profissional? Professor-tutor

4 comentários:

  1. No meu entendimento, o tutor é o professor reinventado; é aquele que se adaptou à nova realidade tecnológica. Em uma sala de aula, o aluno domina muito mais as inovações tecnológicas do que os professores. Essa realidade, inexoravelmente, será mudada. Que nos preparemos imediatamente para continuarmos na área da Educação!

    ResponderExcluir
  2. Dalva, além do tutor saber manusear as novas tecnologias ele deve ter formação profissional adequada. O problema está justamente em definir a qualificação profissional do tutor. Quais títulos e formação um tutor deve ter? Na prática todos tem potencial para ser tutor, desde que saiba manusear um computador. Como a instuição de ensino no Brasil seleciona e identifica um bom tutor?

    ResponderExcluir
  3. Acredito que um bom tutor presencial seja aquele que não esqueceu que é acima de tudo EDUCADOR, capaz de aguçar a curiosidade de buscar novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  4. Terezinha,

    Agradeço seu comentário, mas você não acha que para ser um educador é necessário uma formação profissional? No papel de tutor-educador qual a formação ideal para qualificarmos um tutor como bom profissional?

    ResponderExcluir