quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Questão de escolha: Empregado, Empreendedor ou servidor público



Existe trabalho perfeito ou escolha bem-feita na vida profissional? Toda escolha há vantagens e desvantagens cabe a nós decidirmos qual o melhor caminho que atenda as nossas necessidades e expectativas profissionais. Quais vantagens e desvantagens em sermos empregado, empreendedor ou servidor público?

Para sermos empregado independende da nossa formação educacional e/ou profissional devemos correr atrás do emprego sempre. Em algum momento das nossas vidas estaremos procurando por vagas de emprego em jornais, agências de emprego, redes sociais, indicação de amigos, parentes, etc. Sempre passaremos diversas vezes pela procura do emprego, pois o empregado não tem estabilidade em nenhuma empresa.

Nosso histórico profissional estará registrado na CTPS-carteira de trabalho e previdência social e nos garantirá direitos tais como: salário, aposentadoria, seguro-desemprego e FGTS. Esses direitos nos remete uma sensação de ‘’proteção’’ para compensar a instabilidade do emprego no regime celetista. Geralmente, as desvantagens no regime celetista são: instabilidade, muitas exigências para alcançar metas e/ou lucros, não há flexibilidade de horários e nem formas de contestar as horas a mais trabalhadas. As vantagens são: estímulo ao profissional a aceitar desafios e negociar aumento da remuneração.

Empreendedor é assumir responsabilidade de um negócio, no qual o sucesso ou insucesso só depende de nós mesmos. Geralmente, as vantagens em ter um negócio próprio são: o chefe é você, você define o quanto quer ganhar e você decide o rumo do negócio. As desvantagens são: Não temos CTPS para garantir direitos em caso de insucesso do negócio.

Servidor público para ocupar um cargo deve dedicar tempo aos estudos e aguardar a abertura de edital para realizar um concurso. Geralmente as desvantagens são: falta de estímulos aos profissionais, atividades burocráticas e aumento salarial dependente do Governo. Geralmente as vantagens são: estabilidade e flexibilidade de horários.

A insatisfação e a pressão do mercado de trabalho privado, em contraste com a segurança do serviço público, faz com que as salas de cursinhos fiquem repletas de estudantes que, muitas vezes, já estão empregados, mas buscam as garantias da área pública. Entre vantagens e desvantagens o servidor público tem a oportunidade de conciliar o "melhor de dois mundos", ou seja, associar a estabilidade do funcionalismo com as oportunidades do mercado privado.

Um funcionário público pode exercer uma atividade privada, desde que esta não atrapalhe o horário de trabalho e seja compatível com a natureza do cargo em que o indivíduo é concursado. Ao invés de trabalhar para um grupo de empresários, o servidor público trabalha  para o Estado. A responsabilidade é muito maior, mas a independência para a realização das tarefas sem cobranças excessivas acaba sendo o grande diferencial. Embora, muitos servidores públicos estejam insatisfeitos com o cargo em ocupa eles reconhecem as vantagens que a área pública oferece, especialmente quanto flexibilidade de horários.

Enquanto, a jornada de trabalho da iniciativa privada pode durar 12 horas seguidas no serviço público a jornada de trabalho não ultrapassa das 8 horas.  Em muitos casos a ausência da representação de um chefe participativo no serviço público, leva milhares de pessoas a se dedicar aos estudos durante meses, às vezes anos, para disputar uma vaga em outro órgão público com uma remuneração melhor. Estamos onde estamos, devido a nossa conduta. O valor de uma decisão depende da coragem necessária para cumpri-lá.








Nenhum comentário:

Postar um comentário