terça-feira, 23 de agosto de 2011

Essa tal liberdade de expressão...

O que vamos fazer com essa tal liberdade de expressão?

 Atualmente, a internet virou um meio de externar nossas opiniões, indignações, revoltas, sentimentos, verdades, mentiras, xingar, criticar, desabafar, etc. Enfim, com a internet todos tem algo a escrever, mostrar ou publicar.

A famosa expressão popular: Quem fala o que quer ouve o que não quer cai muito bem aos falastrões virtuais.

A nossa atual Constituição Federal regula a liberdade de expressão e informação nos arts. 5° e 220. As principais disposições normativas são:

Art. 5°, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Art. 5°, IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
Art. 5°, XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardo do sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a. informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§1° - Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5°, IV, V, X, XIII e XIV;
§2° - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
Há situações em que publicar injúrias, calúnias, difamações, propagar discrimação(negros, mulheres, homosexuais, religião) violência, pornografia infantil, drogas, etc podem vir a serem considerados crimes.

O twitter é uma ferramenta que basta alguns caracteres e ele pode nos levar a glória ou ao inferno. Algumas pessoas estão deixando o twitter, pois descobriram que a tal liberdade de expressão tem limite. Muitos amargam a publicação de um comentário infeliz e em alguns casos pode lhe custar o emprego ou complicações pessoais.

Nem todos são obrigados a concordar com nossa opinião. O problema é como nossa opinião ecoa na sociedade. Antes achavámos que as celebridades deveriam  conter-se com seus comentários, pois elas são pessoas públicas. Nós não somos, né? Nada disso!!O conceito de pessoa pública agora é válido para todos. Caiu na rede todos viram. Tornamo-nos pessoas públicas quando estamos no orkut, twitter, linkedin, facebook, msn, etc.

Em face a superexposição online, uma pesquisa realizada pela consultoria Gartner ouviu 6,3 mil pessoas entre 13 e 74 anos de idade, em 11 países desenvolvidos e emergentes, incluindo no Brasil. Do total, 37% dos respondentes disseram ter aumentado o uso de redes sociais, principalmente entre os mais jovens. Por outro lado, 24% disseram que estão usando as redes sociais menos do que no início."A pesquisa mostra uma certa fadiga das redes sociais entre os usuários mais antigos", disse o diretor de pesquisas da Gartner, Brian Blau. Para os entrevistados, a exposição da privacidade é a razão mais forte para desistir de usar as redes sociais. Em seguida, vem a superficialidade dos comentários postados por outros usuários.Os usuários disseram que usam menos as redes sociais, porque não querem que os seus contatos saibam demais sobre a sua vida. Entre os usuários brasileiros, a pesquisa notou um nível maior de preocupação com a privacidade que outros países.

O que fazer com essa tal liberdade de expressão proporcionada pela internet, pois nunca imaginamos sentir tanta de vontade de abrir nosso coração. Às vezes por impulso emocional escrevemos ou postamos M...Logo,devemos trocar a liberdade pelo perdão aos transtornos causados pelos comentários infelizes publicados na internet. Afinal, nossa vida não é novela das 8h para ser acompanhada por vários internautas. Embora, alguns gostem de se exibir e fazer declarações polêmicas online, a fim de trazer o holofote para si.Nada mais justo em reconhecer e arcar com as conseqüências pelo preço da liberdade de expressão.

Pai! Afasta de mim esse computador
Como usar desse teclado amargo
Como é difícil acordar sem teclar alguma coisa
Se na calada da noite eu me dano
Quero teclar, postar, enviar email contendo um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado ou visto online
Essa palavra presa no meus dedos
Quer postar como foi meu dia no trabalho, na escola, na familia, na universidade, no banheiro, na cama, namorando, comendo, dormindo, almoçando, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário