sábado, 30 de maio de 2015

Estilo de aprendizagem: mitos e verdades

 Estilo de aprendizagem tem como premissa que diferentes alunos têm diferentes estilos ou modos de aprendizagem, e sua aprendizagem poderá ser melhorada combinando o ensinar com o estilo de aprendizagem preferido do aluno. O conceito de aprendizagem mudou ao longo do tempo e várias propostas incluíram um novo olhar sobre o ensinar x o aprender. A classificação VAK é referencial para identificar nosso estilo cognitivo preferido. Essa classificação divide os aprendizes em visuais, auditivos ou cinestésicos. 

Entre as verdades reafirmadas pelos teóricos de estilos de aprendizagem é que: pessoas são diferentes uma das outras e os professores devem levar essas diferenças em conta. Compreender essas diferenças pode melhorar a qualidade do ensino. Muitos cientistas se debruçam para entender os princípios envolvidos na aprendizagem, pois vários fatores podem influenciar tais como: cultura, influência familiar, estímulos desde a infância, interesse individual, esforço, genética, etc. A princípio todos somos capazes de aprender, mas o que pode interferir em nosso desempenho de aprendizagem?
O que definimos como estilo de aprendizagem poderia ser o que denominamos de talento, inteligência ou habilidade? Para o professor de psicologia da Universidade de Virginia, EUA Daniel Willingham não há nenhuma evidência científica que comprove a existência de estilos de aprendizagem. Para Willingham as pessoas estão confundindo estilo de aprendizagem com habilidade. Este implica que as pessoas são capazes de memorizar certas informações; aquele sugere que as pessoas aprendam melhor através de uma preferência particular. Podemos ter boas habilidades visuais, porém há uma diferença entre lembrar o que vemos e entender o que vemos. Para ele os alunos não são iguais, mas essas diferenças referem-se a habilidades, interesses e conhecimento que cada pessoa possui. Não há provas de que coincidindo o modo de apresentação do conteúdo com o estilo de aprendizagem preferido do aluno exista um melhor desempenho na aprendizagem dos alunos.

Algumas diferenças afetam nossa aprendizagem e a primeira delas refere-se a nossa capacidade de aprender diferentes disciplinas. A segunda refere-se aos nossos interesses  e a terceira refere-se ao nosso profundo conhecimento e domínio em certos assuntos.

A utilização de recursos multimídia deve ser determinada pela forma como são adaptados ao conteúdo. Os recursos multimídia podem ser utilizados como suporte para transmitir a informação, mas nada substitui um professor altamente qualificado em sua formação ou área e competente em transmitir o conteúdo na oralidade.   


Alunos diferem entre si em habilidades, conhecimento e interesse, mas não em estilos de aprendizagem. As pessoas podem ter preferências sobre como aprender, mas há nenhuma evidência que atendendo essas preferências garantirá um melhor aprendizado. Os educadores devem apresentar o conteúdo de acordo com o perfil da turma levando em conta suas habilidades, conhecimento e interesse. 

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