quinta-feira, 3 de maio de 2012

A lógica da demissão e da contratação de trabalhadores



Aparentemente somos contratos pelo currículo, pois ele é um dos parâmetros e um dos primeiros mecanismos para nos expor ao mercado de trabalho. Alguns especialistas apontam que um currículo bem-feito facilita o caminho de uma nova recolocação no mercado de trabalho e ajuda a orientar os recrutadores.  Um currículo bem-feito é como um título de livro as primeiras informações devem ser atraentes aos olhos dos recrutadores. È dessa atração incial pelo currículo que poderá surgir uma entrevista. Devemos estar ciente que o entrevistador deseja apenas uma coisa: se somos a pessoa ideal para a vaga.

Não é apenas domínio técnico, experiência, domínio de idioma e demais requisitos básicos exigidos pela vaga que lhe ajudarão a ser contratado. Há outros requisitos que são avaliados pelo entrevistador tais como: transmitir confiança, serenidade, sinergia, simpatia, lealdade, humor, inteligência, perpicácia, segurança, etc. Nada desses atributos são mensuráveis numa entrevista de emprego, restando apenas ao recrutador o ‘’feeling’’ de olheiro,  encarregado de encontrar talentos em potencial para serem absorvidos pelas empresas.

Perguntas do tipo ”por que devo contratar você” ou “por que você é melhor que os seus concorrentes?”  são muito comuns nas entrevistas de emprego. Perguntas embaraçosas exigem respostas inteligentes e criativas. A depender da sua resposta ela  pode lhe custar sua contratação ou não.

Ao ler as próximas linhas imagine-se sendo demitido. Pense no seu chefe ou no Roberto Justus. Visualiza-se num dia qualquer absolutamente normal e com as mesmas rotinas de trabalho. Então, de repente seu chefe ou Justus o chama para uma conversa. Você está frente a frente com seu chefe e ele sem muitas delongas diz: você está demitido. Ao receber essa notícia, a maioria das pessoas fica atônita ou nervosa.Só em 2009, até abril, mais de 3 milhões de brasileiros já passaram por essa situação. Quando a demissão ocorre por justa causa, talvez o empregado nem se abale tanto. Também nem deveria, mas quando a demissão ocorre sem justa causa é comum queremos explicações, motivos, justificativas, etc por parte do empregador. Se a demissão é sem justa causa por que queremos motivos, esclarecimentos, justificativas, etc.? Não perca seu tempo fazendo perguntas ao ex-chefe. Se achar que vale a pena dizer adeus aos colegas e a sua baia faça-o!!

Uma pesquisa mostrou que 44% das pessoas ficam chocadas ao ser demitidas, segundo a consultoria de recolocação profissional Lens & Minarelli, que entrevistou quase 300 executivos brasileiros. Ao demitir um funcionário sem justa causa muitos empregadores optam por indenizá-lo a concender aviso prévio. Isso reflete o receio do empregador temer a reação do empregado. Nunca se sabe como as pessoas reagirão a uma demissão. A demissão é mesmo um fato indigesto por isso, tem gente que fica louca(o) para voar no pescoço do chefe. A cada 7 em 10 demitidos acham sua exclusão uma injustiça. Martirizar-se achando se o seu chefe foi justo ou é Justus não vai mudar a sua situação de demitido. Devemos assumir o status de desempregado e planejar ações  para conquistar um novo emprego. Muitas pessoas lamentam a demissão, porém nem todo demitido cai na depressão ou ansiedade.

 A maioria da população acredita que a notícia da demissão não faz bem pra ninguém. Por outro lado, já deveríamos nos acostumar a esse ciclo de contratação e demissão. Quando ficamos tristes, nos concentramos no problema, o que nos permite achar soluções. Já a ansiedade nos faz antecipar os problemas que teremos lá no futuro e, portanto, nos deixa preparados. O segredo é passar por todas essas etapas sem emperrar em nenhuma delas.

Se fosse chegou até aqui lendo esse texto tentando encontrar a lógica na contratação e demissão de funcionários...Talvez, encontre lógica nessa parabóla.  Certa vez um general alemão resolveu classificar os funcionários de modo geral de duas formas:
 1-Inteligentes e imbecis;
 2-Trabalhadores e preguiçosos.

Um professor resolveu representar isso em forma de uma matriz para explicar aos alunos as possíveis combinações para ser demitido. Sendo assim, o professor apresentou as possíveis combinações aos alunos que foram:

1- funcionário inteligente e trabalhador
2- funcionário inteligente e preguiçoso
3- funcionário imbecil e trabalhador
4- funcionário imbecil e preguiçoso

Em seguida perguntou aos alunos, digam-me qual das 4 opções você demitiria e qual você contrataria, e por que?  Pensem antes de ler a resposta....

Eis a resposta do professor:
Quem demitir?

Pela lógica direta a maioria responderia que de demitiria a opção 4, o funcionário imbecil e preguiçoso, afinal além do sujeito não querer fazer nada ainda por cima é burro. Mas ninguém respondeu isso pelo simples fato de ser a resposta mais óbvia, sendo que em enigmas a resposta mais obvia nunca é a correta, tem sempre uma pegadinha.

De fato o melhor tipo de funcionário pra ser demitido não é este, afinal o cara é um zero a esquerda, se por um lado ele não ajuda em nada para o crescimento da empresa por outro lado ele também não atrapalha em nada e fica no zero a zero.

Mas aí alguém poderia questionar: "ahh mas se ele não faz nada é melhor então contratar alguém inteligente e trabalhador", acontece que encontrar tais pessoas não é tão fácil quanto parece.

Mas então o que dizer do funcionário imbecil e trabalhador? Este gosta de trabalhar, é prestativo, e está sempre disposto a fazer algo, entretanto tem um sério problema: é burro, e é aí que mora o perigo...

Concordam que as chances de um sujeito desses, popularmente falando, fazer alguma merda e fuder com a empresa são muito maiores?

Então, isso nos leva a concluir que o mais cotado para ser demitido é:
3 - Imbecil e trabalhador

Quem contratar

Novamente, a resposta mais óbvia (o funcionario inteligente e trabalhador) não é a resposta correta. Este tipo de funcionário, apesar de ter as características do funcionário perfeito, ele simplesmente se encarregará de fazer seu o trabalho de forma correta e nada mais que isso.

Diria que a empresa poderia crescer mais com funcionários do tipo "inteligente e preguiçosos". Por que? Conhecem aquele pensamento que diz algo como: ‘’Se quiser encontrar um caminho mais fácil, mais simples e menos trabalhoso de se realizar determinado trabalho entregue-o nas mãos de um preguiçoso que este se encarregará de descobrir um meio mais fácil, simples e menos trabalhoso de fazer tal."

Logo, o melhor a ser contratado é o:
2- Inteligente e preguiçoso
Pois sua preguiça somada a seu potencial de inteligência ajudará a empresa a crescer descobrindo novas "soluções" práticas para problemas diversos.


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