quarta-feira, 28 de março de 2012

Primo rico e primo pobre: Da familia para a sociedade


 


A luta de classes expressa uma ideologia  político-econômica para definir o confronto entre opressores, os burgueses e oprimidos, os trabalhadores. Segundo Marx o capitalismo se apodera dos meios de produção para explorar aqueles que oferecerem sua força de trabalho. O salário recebido pelos trabalhadores representa apenas o valor necessário para manter sua sobrevivência. Para Karl Marx, a luta de classes só acabará com o fim do capitalismo. O socialismo privilegia uma sociedade fraterna e igualitária, onde todos sejam iguais. A doutrina parte do pressuposto de que os problemas sociais derivam das desigualdades entre indivíduos. Ele ignora totalmente o esforço individual e o mérito pessoal para alcançar a riqueza. No socialismo o governo investiria no cidadão desde o nascimento e o obrigaria a seguir regras rígidas e a trabalhar para todos.

Já o capitalismo se baseia em uma sociedade divida em classes, na qual os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. As decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos entre os proprietários que investem nas empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. A ideologia capitalista reconhece o esforço individual e o mérito pessoal para alcançar a riqueza. Apesar de muitas críticas em relação ao capitalismo, este provou que apesar de tudo promove crescimento econômico, embora aprofunde as diferenças entre pobreza e riqueza. O grau de liberdade dos mercados e suas regras referem-se às políticas de governo. Ou seja; cada país define se intervirá mais ou menos na economia.

No Brasil, oscilamos entre socialismo e capitalismo. Temos uma política de mercado mista. A Constituição Federal de 1988, no capítulo dos Direitos Sociais, define que o salário mínimo deve cobrir todas as necessidades do trabalhador e de sua família, ser unificado em todo o território nacional e reajustado periodicamente para garantir seu poder aquisitivo. Entendem-se como necessidades vitais básicas: moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, saneamento básico, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo. São inúmeros os deveres do Estado e todos estão previstos na Constituição Federal. Na maioria das vezes, o Estado não consegue cumprir com suas obrigações sem que as pessoas se humilhem e sofram, devido à má prestação do serviço público.

Há um grupo de pessoas no mundo que almejam riqueza, mas concluíram que ninguém jamais ficou rico através de salário. No Brasil, aqueles que se tornaram burgueses, donos de empresas também sofrem com o peso da alta carga tributária. Os tributos exercem forte influência sob a vida das pessoas (empregados, empregadores e consumidores).

A família é o microcosmo da sociedade e através dela podemos reconhecer as diferenças sociais. Talvez as ideias tradicionalmente defendidas pelo socialismo tenha se enraizado consciente ou inconscientemente na mente de algumas famílias brasileiras. Tomemos como exemplo nosso ex-presidente Luiz Inácio da Silva, Lula foi o sétimo filho de um casal de lavradores analfabetos que vivenciaram a fome a miséria na zona mais pobre de Pernambuco. Supõe-se que os demais filhos viveram a mesma realidade de pobreza e dificuldade, mas apenas um deles conseguiu se destacar. E os demais irmãos o que fizeram para mudar a realidade de pobreza? Esperar alguém da família melhorar de vida para sustentá-los ou dar uma oportunidade?

Lula passou a ser porta-voz da classe trabalhadora, porque viu ali uma oportunidade para mudar sua realidade, mas não significou necessariamente que iria mudar a realidade dos trabalhadores e dos seus irmãos. Lula  não se preocupou em ajudar aos irmãos, mas por outro lado compartilhou com seus filhos, amigos e correligionários sua ascensão político-social. Defender uma melhor distribuição do ‘’bolo econômico’’ no discurso é ótimo, mas poucos efetivamente põem à mão na massa. Na divisão do ‘’bolo econômico’’ queremos distribuir para quem de fato nos apoiou, incentivou, ajudou e esteve presente conosco em nossa trajetória.

O capitalismo se apóia na ‘’lei natural’’ do mercado, no qual os mais aptos sobrevivem. Assim, como Luiz Inácio da Silva, Lula o sétimo filho de um casal de lavradores analfabetos que vivenciaram a fome a miséria na zona mais pobre de Pernambuco vivenciou a ‘’seleção natural’’ do comunismo que viu sua aptidão nata em influenciar o operariado. Talvez, a ideologia capitalista esteja certa ninguém é igual a ninguém. Todos são livres para criar e fazer seu próprio destino. Alguns escolheram serem políticos, outros empresários e outros trabalhadores. A vida não é fácil para ninguém. Quando transfiramos a culpa e a responsabilidade dos problemas sociais para o capitalismo evitamos olharmos para nós mesmos. Talvez seja mais fácil culpar o ‘’sistema’’ e exigir dos outros ‘‘oportunidades’’ .
 
Se repararmos bem em nossa família é muito comum alguns parentes menos desfavorecidos enxergar naquele que teve uma melhor ascensão social a ‘’obrigação’’ de carregar sob as costas os membros familiares desprovidos da mesma ‘’sorte’’. Geralmente, os demais membros familiares desfavorecidos acreditam que quando um membro sai da pobreza foi por sorte ou acaso. Raramente é reconhecido a trajetória e o esforço pessoal.

Para Marx as pessoas se apoderam dos meios de produção de forma indigna ou ilícita. O comunismo sempre insinuou que os burgueses são insensíveis, exploradores e espertalhões. Os comunistas nunca associaram burguês ao esforço e mérito pessoal. Por mais que alguém nasça em berço de ouro o dinheiro nunca caiu do céu. Alguém em algum momento esforçou-se para tê-lo. Sendo assim, talvez isso explique um dos motivos do Lula não ajudar seus irmãos e a classe trabalhadora a sair do buraco. Farinha pouca meu pirão primeiro.

Segundo historiadores a vida pessoal e a personalidade de Karl Marx era de um bon vivant. Casou-se com uma mulher rica. Era boêmio, gostava de festas, bebidas e mulheres. Teve alguns filhos fora do casamento. Apesar de sua esposa ser aristocrata passou por dificuldade financeira. Em seguida conheceu Friedrich Engels, filho de um rico industrial que apoiava suas ideias e o sustentava financeiramente. Karl Marx e Engels tinham problemas familiares. Engels trabalhou um pouco na empresa do pai. Inspirada em suas ideias, metade da população do mundo acredita (acreditou) que devemos de fato sustentar os ‘’oprimidos’’-Governo. Ode ao políticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário