terça-feira, 4 de outubro de 2011

Motivação: o que nos move?



Motivação, palavra oriunda do latim moveres, mover é uma condição que nos influencia a seguir uma direção para alcançar um objetivo. Esse impulso individual e intrínseco é o que nos leva a promover uma determinada ação.

Há várias teorias que abordam o assunto, dentre os teóricos mais conhecidos estão Maslow, Herzberg e McGregor. A teoria de Maslow defende uma hierarquia das necessidades humanas. Também conhecida como pirâmide de Maslow a escala hierárquica das necessidades humas é composta de cinco degraus. Na base estão as necessidades fisiológicas básicas(comida, sede, sexo,sono e abrigo); posteriormente vem a necessidade de segurança(emprego), necessidade sociais( fazer parte de um grupo), necessidade estima(ser reconhecido) e necessidade de auto-realização( desenvolver seu potencial). A teoria de Herzberg consiste em fatores motivacionais e fatores higiênicos. Os fatores motivacionais referem-se ao cargo e suas atividades desafiadoras. Já os fatores higiênicos referem-se as condiçoes físicas e ambientais do trabalho tais como: o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos e as oportunidades existentes. Para a teoria de McGregor, também conhecida como ‘’Teoria X e Teoria Y’’ defende o comportamento dos extremos. Para a Teoria X as pessoas são desmotivadas e indolentes e para a Teoria Y as pessoas são motivadas e gostam de trabalhar. Geralmente, ao analisar os extremos muitas empresas adotam qual melhor estilo de liderar baseando-se na quantidade de funcionários X ou Y.

Ao contrário do que muitos trabalhadores pensam nenhuma empresa motiva pessoas. Somente o próprio trabalhador é responsável pela sua motivação. O que as empresas oferecem são estímulos e não motivação. Receber um bom salário e benefícios não é motivar o funcionário, é estimulá-lo a trabalhar mais e melhor. Motivação depende do trabalhador. È você quem vai decidir se suas tarefas serão feitas com prazer ou não; È você quem vai decidir se o tempo que permanece na empresa será bom ou ruim; È você quem decide se está disposto ou não a atingir metas. O estímulo oferecido pela empresa pode ou não refletir na motivação. Em muitos casos o funcionário realiza suas atividades pelo estímulo oferecido pela empresa, mas mesmo assim continua desmotivado.

O cenário organizacional, seja no âmbito público ou privado está sofrendo profundas mudanças decorrentes da globalização e avanços tecnológicos. Essas transformações também interferem no comportamento humano exigindo novas posturas e comportamentos dentro da organização. As exigências do mercado tem provocado mudanças na cultura organizacional das instituições. È necessário que as organizações públicas e privadas inovem seus processos de trabalho e apresentem resultados mais eficazes e ágeis. Alguns autores divergem na abordagem motivação no setor público. Alguns defendem a idéia que os trabalhadores do serviço público não tem impulso por aquilo que fazem. Ou seja para muitos trabalhadores do serviço público não há realização pessoal e nem satisfação em fazer um ótimo trabalho. O serviço público é visto como uma forma de se obter uma renda certa e segura ao final do mês para satisfazerem suas necessidades. E há muitos casos que o trabalho não gera nenhuma realização pessoal e/ou profissional levando a desmotivação.

Sem dúvida, o capital humano é o patrimônio mais importante de uma organização. O setor de recursos humanos tenta desenvolver vários mecanismos para manter seus colaboradores produtivos, criativos e satisfeitos. Inicialmente, determinado estímulo adotado pela empresa irá surtir efeito, mas não por muito tempo. Muitas empresas tentam estimular seus funcionários, através de elementos materiais tais como: comissões, prêmios, cesta básica, plano de saúde, aumento salarial, participação nos lucros, etc. O método tradicional baseado na recompensa e punição está ultrapassado, pois os interesses e necessidades do ser humano evolui com as transformações da sociedade.

No livro Motivação 3.0 o autor, Daniel Pink defende um modelo baseado na motivação intrínseca do ser humano. Para ele os pilares desse novo modelo de motivar pessoas  consiste em proporcionar aos colaboradores: autonomia, propósito e busca pela perfeição. Isso pode proporcionar ao trabalhador uma pseudo-liberdade, mas nosso propósito será sempre trazer resultados satisfatórios para a organização. Muitos teóricos no assunto motivação organizacional tentam fazer com que as empresas transmitam aos seus colaboradores a idéia de que o trabalho não é apenas um ''emprego'' é algo mais importante. E esse engajamento é o que nos tornará mais produtivo a fazer  tarefas com dedicação e perfeição. Será que funciona na prática? Quantas pessoas acreditam que o trabalho é a coisa mais importante da vida? Trabalhamos por dinheiro ou prazer? Será que nosso esforço, propósito e busca pela perfeição na vida resume-se ao trabalho?  O erro de muitos teóricos é atralear motivação humana ao ambiente de trabalho. A motivação está dentro e fora do ambiente de trabalho. È um sentimento que o empregado traz consigo.

Por outro lado, em alguns casos a desmotivação é criada pelo próprio trabalhador, decorrente de suas expectativas em relação ao trabalho. Após um certo período de maturidade e experiência profissional alguns profissionais percebem que muitas de suas inquietações foram decorrentes do excesso de expectativas profissionais. Com o tempo percebemos que não existe emprego, chefes, colegas de trabalho e clientes perfeitos e/ou ideal.  E em muitos casos o problema não estava  neles, mas em nós decorrente da falta de ânimo e apatia provocada pelo sentimento desmotivação.

O emprego é apenas um emprego que gera recursos financeiros para satisfazer nossas próprias necessidades.Há exceções raras, mas existem da fusão homem/trabalho atingir um grau pleno de realização e felicidade. Afinal, para alguns o trabalho pode ser motivador e importante para a vida. Portanto, o trabalhador deve ter em mente que ninguém motiva ninguém. O que nos move é saber que amanhã será um lindo dia....

Nenhum comentário:

Postar um comentário