quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Quando crescer eu quero ser...

 


Milhões jovens brasileiros enfretam o grande dilema das suas vidas que é a escolha da profissão. Existem vários métodos para orientar o aluno a escolher uma profissão: teste vocacionais, manuais sobre as profissões, dicas de parentes, dicas de amigos, sites, feiras de profissões, etc. È enorme a falta de conhecimento das profissões e mercado de trabalho que muitos jovens enfrentam na hora de optar qual curso fazer.

Atualmente, a maior preocupação dos jovens é como o mercado de trabalho absorve e remunera a profissão escolhida. Muitas vezes, o jovem escolhe a profissão pela maior remuneração. Apesar, das dicas nem sempre a escolha é bem-sucedida, em muitos casos os estudantes mudam de curso no primeiro período da faculdade. Essa indecisão na escolha do curso atrapalha em muito o desenvolvimento e desempenho do futuro profissional. Talvez, se incentivassémos os jovens a exercer um ofício as suas escolhas profissionais poderiam ser mais acertadas.

Nossa legislação permite o contrato de trabalho do menor aprendiz, porém não é uma prática muito comum. Além disso, o trabalho do menor aprendiz não é bem aceito por famílias de maior poder aquisitivo. Muitas pessoas acreditam que o trabalho do menor aprendiz é para jovens de baixa renda. Algumas famílias acham que os jovens não conseguiriam conciliar estudo e trabalho, pois o trabalho atrapalharia o desempenho da criança na escola.

Nossa cultura não incentiva os jovens a ingressarem ao mercado de trabalho. Provavelmente, se houvesse esse incentivo muitos jovens conheceriam as profissões e o mercado de trabalho.

A indecisão é um hábito que, na maioria das vezes começa na juventude e permanece por muitos anos. Esse problema já começa na escola e continua na faculdade. Assim, que termina o colegial, nós não sabemos qual profissão escolher. Concluido a graduação, nós não sabemos que área seguir. Nunca decidimos para qual lugar queremos trabalhar, qual cargo queremos ocupar. Geralmente, o recém-formado aceita o primeiro emprego que encontra. A indecisão sempre esteve associada aos jovens, mas esse hábito pode se prolongar no decorrer da vida profissional. Qual a solução para cortar esse mal? A resposta está em cada um. Talvez, o tempo e a experiência nos tornem mais decididos em nossas escolhas.

Independência financeira, riqueza e sucesso na carreira escolhida não estão ao alcance de pessoas indecisas. Somente os decididos sabem o que querem e lutam por suas decisões. Quando uma pessoa esta decidida geralmente consegue o que quer.

Nunca fomos orientados e nem incentivados nas escolas  para o hábito de tomar decisões. Logo, quando eu crescer eu quero ser decidida. Certo dia ouvi essa frase: A vida é um tabuleiro de xadrez, e o seu maior adversário é o tempo, um jogador que não tolera indecisão. Realmente, pessoas indecisas perdem muito tempo na vida com coisas que não lhe agregam em nada nem no aspecto pessoal e profissional. Carpe Diem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário