segunda-feira, 18 de julho de 2011

Afinal, o que é educação? Parte I




Não pretendo desprestigiar o valor do estudo, mas expressar que existem pessoas que encontraram segurança material com pouco estudo.

Uma dúvida paira na cabeça daqueles que possuem vários títulos acadêmicos. Por que ele(a) com menos estudo consegue ganhar mais dinheiro do que eu? Eu estudei, ralei, tenho mais conhecimento  do que fulano, cicrano ou beltrano que mundo injusto que valoriza os ignorantes! Onde foram parar meus anos de estudos na graduação, especialização, mestrado, doutorado, etc para ganhar um salário pouco compensatório aos meus longos anos de estudos? Por que esses longos anos de estudos não se converteram em um salário mais satisfatório pela minha bagagem de conhecimento?

Milhares de jovens se formarão este ano e nos próximos anos, todos à espera de uma mensagem prática transmitida pelo professor. Todos querem saber para onde se dirigir e o que fazer para começar a vida.Milhões de pessoas formadas estão agora enfretando o problema do desemprego.Os professores nos preparam para o mercado de trabalho. Será que nossos alunos estão preparados para reagir frente ao inseperado, à incerteza e aos problemas da profissão escolhida? O professor nos remete a uma regra padrão o mercado de trabalho com vagas. E o desemprego algum professor lhe ensinou a lidar com essa situação? Algum professor lhe disse como é começar ou recomeçar na carreira profissional? Algum professor citou a importância da determinação, disciplina e persistência para vencer obstáculos e alcançar objetivos? Algum professor lhe orientou como converter conhecimento em riqueza? È, bem provavél que nem eles mesmo saibam, até porque a maioria dos professores estão sempre reclamando do salário, né?

Como transformar conhecimento em riqueza?

O começo de toda realização é o desejo de chegar a algum lugar, se você nao sabe qual caminho quer seguir fica difícil qualquer orientação. Ao longo de nossa experiência de vida acumulamos vários conhecimentos acredito que algum nos identificamos mais. Se gostamos e nos identificamos, porque não trabalhamos arduamente para nos aprofundar nesse conhecimento escolhido por nós mesmo? È importante, ter em mente os preceitos de determinação, disciplina e persistência para vencer obstáculos e alcançar objetivos, pois toda escolha para ser bem sucedida depende desses ingredientes.

O melhor exemplo dessa filosofia extrai do livro ''Quem Pensa Enriquece'' segue abaixo trecho do livro a respeito de conhecimento.

''Existem dois tipos de conhecimento:geral e especializado. Quando se trata de ganhar dinheiro, pouco importa a quantidade e a qualidade do conhecimento geral. O corpo docente das grandes universidades reúne praticamente todas as formas de conhecimento geral acumulado pela civilização. No entanto, a maioria dos professores tem pouco ou nenhum dinheiro. Sao especializados no ensino do conhecimento, e nao em sua organização e utilização. ''

''O conhecimento só atrai dinheiro quando direcionado de forma organizada e inteligente, por meio de planos de ação práticos com um fim específico. Muitas pessoas acreditam falsamente que ''conhecimento é poder''. Nada disso!! O conhecimento é apenas poder em potencial. Só se torna poder quando organizado em planos definidos e dirigidos a uma meta específica. ''

''Atualmente, esse ''elo perdido'' de todos os sistemas de educação conhecidos pela civilização pode ser encontrado na deficiência das instituições educacionais qto ensinar seus alunos a organizar e usar o conhecimento adquirido.''


'' A palavra ''educação'' - de origem latina, de educo, quer dizer ''fazer crescer, revelar, desenvolver de dentro para fora''. Uma pessoa educada não é, necessariamente, alguém que tenha muito conhecimento geral ou especializado. Uma pessoa educada é aquela que desenvolveu faculdades mentais de maneira a conseguir obter tudo o que deseja, ou quase sem violar os direitos alheios.''

Quer um exemplo? Henry Ford, ele nao chegou sequer a cursar o ensino médio. Durante a Segunda Guerra Mundial, um jornal de Chigaco, declarou Herny Ford de ''pacifista ignorante''. Ford sentiu-se indignado e entrou com uma ação contra o jornal. Os advogados do jornal tentaram provar a ignorância de Ford, então fizeram várias perguntas de conhecimento geral de cunho histórico. Ford, cansado do interrogatório indagou ao advogado perguntando qual o objetivo de encher a cabeça com conhecimento geral, apenas para ser capaz de responder perguntas. Todos no Tribunal perceberam que aquela nao era resposta de um ignorante, mas de um homem que tinha educação.

Qualquer homem é educado quando sabe onde buscar o conhecimento de que precisa e como organizar esse conhecimento em planos de ação definidos.

O personagem Jamal do filme, Quem Quer Ser Milionário trata a questão do conhecimento, onde o tema é: como um rapaz das ruas pode ter tantos conhecimentos?

Será que um Professor com uma coleção de títulos é melhor do que aquele que nao tem? E o que dizer daqueles poucos instruídos que encontraram segurança material, enquanto aqueles que passaram longos nos bancos da escola nem sequer conseguem uma retribuição salarial satisfatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário