terça-feira, 12 de julho de 2011

Qual a diferença entre pressionar o funcionário por um trabalho mais eficiente e o assédio moral? Parte I



O assédio moral nas relações de trabalho no Brasil necessita levar em consideração o aspecto histórico da nossa moralidade. A definição do ''jeitinho brasileiro'' é nossa marca histórica.

Nosso sistema de colonização ocorreu através da exploração, logo para assegurar o domínio da ''terra brasilis'', Portugal enviou algumas ''peças raras'' para ocupar nossa terra tais como: mendigos, ladrões, biscateiros, prostitutas, feiticeiros, pequenos comerciantes e escravos. Só a fina nata portuguesa, né? Durante muito tempo foi assim até o final da escravidão. Nesse ínterim até a Lei Áurea não houve muito investimento em educação. Em contrapartida, mesmo antes da industrialização alguns países da Europa já cultuavam o profissionalismo. No entanto, os ex-escravos não eram uma mão-de-obra qualificada para o novo modelo econômico que preconizava o surgimento da industrialização. Quem poderá realizar esse trabalho? Que tal incentivar os imigrantes europeus vir a ''terra brasilis''? Assim, trocou-se a escravidão pelo trabalho assalariado.

E o que fizeram os ex-escravos livres que poderiam trabalhar? A maioria permaneceu desempregada ou ganhava baixos salários para executar trabalho braçal.

Apesar, do fim da escravidão a mentalidade era(é): somos escravizados pelo ''senhorzinho''. E por que essa mentalidade de ser explorado se perpétua até hoje? É sabido, que ao longo do tempo o conceito de trabalho vem se aperfeiçoando, com isso exige-se mais do funcionário.

Em um país que pouco investe em educação qualquer exigência que o trabalhador venha a sofrer recai em assédio moral. E é nesse momento que entra a malandragem do brasileiro. Como acreditar que o brasileiro sofre assédio moral?  Um povo que possui moralidade historicamente duvidosa. O ''jeitinho brasileiro'' se confunde com a corrupção, o nepotismo, amoral e o hábito de levar vantagem em tudo.

Quantos brasileiros já mentiram certas habilidades para conquistar uma vaga? Quantos brasileiros na hora da contratação de trabalho alegaram a necessidade de 04 vales-transportes? Quantos brasileiros apresentaram atestados médicos, porque no dia anterior se esbaldaram em uma festinha e não estavam dispostos a trabalhar no dia seguinte? Quantos brasileiros fazem ''cara feia'', por que seu chefe exigiu um pouco mais de seu esforço no trabalho? Isso é a óptica do brasileiro em relação ao seu empregador e qual a óptica do brasileiro em relação ao professor exigente? Os apelidos do professor exigente no Brasil são: carrasco, Hitler, pé no saco, cri-cri e outros do mesmo nível. Alguém já teve a oportunidade de tentar um Mestrado ou Doutorado acadêmico? Os professores fazem o estilo Pai Mei do filme Kill Bill, então alguém se habilita a dizer que sofreu assédio moral ao MEC? Um profissional que ganha acima de R$ 5.000,00 sofre assédio moral? Qual a renda e a escolaridade das ''vitimas''? Será  assédio moral  ou exigência normal? Será assédio moral ou malandragem?

 Portanto, para suprir suas deficiências e negligências profissionais alguns brasileiros recorrem ao assédio moral como um jeito de ficar bem na fita, levar vantagem e culpar os outros.












6 comentários:

  1. E quando o empregado deseja sair e não quer pedir demissão ele também não usaria de artifícios para ser demitido pelo empregador? Bem, não podemos negar que o inverso não exista nas relações de trabalho no Brasil. O inverso também não seria assédio moral?

    CONSTANTEMENTE VEMOS FRASES COMO,CHEFE IDIOTA,CHEFE CRETINO,CHEFE CHATO,CHEFE IMBECIL,TANTO NA VIDA REAL COMO NA VIRTUAL,NINGUEM FALA ALGO DE BOM SOBRE O CHEFE,MAIS QUANDO O EMPREGADO TEM DEFEITOS ELE É PROTEGIDO PELA LEI E CUSTA CARO ATÉ PARA O CHEFE SE LIVRAR DELE.

    Portanto, para suprir suas deficiências e negligências profissionais alguns brasileiros recorrem ao assédio moral como um jeito de ficar bem na fita, levar vantagem e culpar os outros.

    ResponderExcluir
  2. Prezado anônimo,

    Você parece bem surpreso com os textos relacionados ao tema trabalho. rss Agora que você percebeu que a legislação trabalhista está sempre a favor do empregado? Suponho que seja um empregador indignado, mas infelizmente isso é Brasil e esse é nosso povo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FATO!PARECE QUE A DEMOCRACIA EM UM PAIS QUE A LEI É IMPOSTA E NÃO DA LIBERDADE A TODOS DE MANEIRA IGUAL,NÃO MERECE SER CHAMADO DE DEMOCRACIA E SIM DITADURA,PARECE QUE NÃO MUDOU MUITO!

      Excluir
  3. Anônimo,

    È anônimo é melhor você rever seu conceito de democracia, pois há diversos tipos de democracia. Tais como democracia direta, semidireta e representativa. Vivemos em uma democracia semidireta. Sabe aquele movimento ''Diretas Já'' nos anos 80? Deveria ser chamado ''Indiretas já'', pois a atuação do povo não é exclusiva na elaboração de leis. Agimos em conjunto com os representantes eleitos para elaborar e aprovar leis.

    Pesquise sobre isso e veja que as coisas não parecem ser como nos contaram na escola. kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olho da manhã,grato pela atenção e pelo esclarecimento,desculpe o desabafo em vão,kkkkkkkkk.

      Excluir
  4. Anônimo,

    Valeu!! Não foi em vão seu desabafo...espero que os textos tenham lhe acrescentado algo. rss bye!!

    ResponderExcluir