sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Não seja criativo no ambiente de trabalho


Idéias, inovação e invenção são os termos mais comuns que as empresas vem exigindo de seus funcionários. No passado, o que imperava era a padronização dos processos de trabalho, mas agora o foco está nas pessoas. O mercado econômico atualmente está regido pelos avanços tecnológicos, globalização e competição acirrada. Diante desse contexto, é cada vez maior o número de empresas que vem exigindo dos seus funcionários o uso da criatividade para melhorar a expansão dos seus negócios. Sendo assim, muitos empregadores estão incentivando seus funcionários a usarem a criatividade para implementarem novos produtos, serviços, processos de trabalho e/ou produção, visando com isso melhorar a relação custo-benefício, qualidade e satisfação ao cliente.

Com a globalização os concorrentes estão em qualquer lugar, pois até a internet é um concorrente em potencial. A tecnologia reduziu as fronteiras e abriu o acesso a muita informação. Combinar tecnologia e informação significa lucro para a empresa. Há diversos tipos de tecnologias e informações disponíveis a todos, a qualquer hora e lugar, porém nem todos sabem a forma de utilizar e combinar o que se tem disponível para gerar lucro.

As empresas pretendem revitalizar o potencial do ser humano aproveitando sua capacidade criativa para solucionar os problemas empresariais. A maioria dos problemas das empresas referem-se a perda de mercado e/ou vendas em baixa.

È obrigação de qualquer trabalhador executar suas atividades com responsabilidade, proatividade, prazos, eficiência e efetividade. A maioria da classe trabalhadora faz de forma repetida todos dias a mesma coisa podendo alcançar aquilo que o empregador lhe propôs a executar e determinou no contrato de trabalho. A capacidade criativa do ser humano vai além disso, pois implica fazer coisas diferentes diariamente e enxergar as coisas de outro modo. Geralmente, as pessoas criativas possuem um estoque de conhecimento não apenas em sua área de atuação profissional, mas conhecem um pouco sobre outros temas. Esse domínio em outros temas amplia a capacidade mental de enxergar uma situação sobre diversos ângulos. Isso permite que a mente humana trabalhe de forma mais aguçada, analítica e observadora facilitando as conexões de idéias. Logo, quanto mais conhecimento se tem mais fácil são as conexões de idéias para encontrar soluções.

Gerar idéias, inovação e invenção é uma prática cada vez mais adotada pelas empresas. Qual o valor da sua idéia para a empresa? O bem de maior rentabilidade para uma empresa são as pessoas. Dentro de uma empresa podemos encontrar pessoas detentoras de conhecimento em variados campos. Não é toda empresa que possui um ‘’tesouro’’ subaproveitado, mas quando o encontra, é o que chamamos a ‘’galinha dos ovos de ouro’’. Geralmente, todo funcionário tem uma visão privilegiada do negócio da empresa, visão essa que nem todo empregador ou patrão possui. Em muitos casos o próprio trabalhador não enxerga seu potencial criativo e a empresa pega para si a capacidade criativa do trabalhador sem que ele perceba. Isso acontece disfarçadamente de programas de incentivos a criatividade, idéias, inovação, invenção ou qualquer outro nome definido pela organização.

As empresas na tentativa de encontrar a ‘’galinha dos ovos de ouro’’ lança diversos programas para descobrir e/ou expandir a capacidade criativa do ser humano. Há vários programas lançados pelo empregador que só levaram o empregado a frustação, pois não há garantias que o empregador irá cumprir o que promoteu ao empregado. Sem falar que o empregado poderá ter o desprazer de ver sua idéia enriquecer mais ainda o empregador. Analisamos as práticas mais comuns de incentivos ao empregado que são a participação nos lucros e comissões. Há muitas empresas que negociam com o empregado a participação nos lucros se o empregado superar a meta. Há casos de empresas que não pagam e/ou reduzem as comissões das vendas alcançadas pelo empregado. Em todos os incentivos promovidos pelas empresas para aumentar suas vendas e/ou lucro a lei é universal: O empregado não pode ganhar mais do que o patrão e/ou receber além do projetado na participação dos lucros e comissões.

No filme Jogada de Gênio, baseado em fatos reais revela o caso do inventor do limpador de pára-brisa que teve sua idéia aproveitada pelas empresas automobilísticas. Durante anos as empresas faturaram e muito com a idéia genial de um cidadão comum. O inventor não ganhou pelos direitos autorais da sua invenção e passou anos tentando provar que teve a idéia roubada pela empresa. Quantos trabalhadores brasileiros superaram metas e/ou comissões? Será que muitos trabalhadores receberam corretamente o percentual alcançado nas vendas e/ou comissões? Muitos trabalhadores se desgastam para atingir metas e/ou vender mais, mas o resultado é sempre frustante para o empregado. Um exemplo disso são os garçons que supostamente deveria receber suas comissões, mas na prática não é bem assim que funciona.

As famosas ‘’caixinhas de sugestões’’ que toda empresa possui pode conter a fórmula mágica de uma grande idéia. O famoso ditado ‘’muitas cabeças pensam melhor’’ pode ser a saída de emergência de muitas empresas, mas não sejamos tolos em acreditar que o ‘’bolo’’ será partido de forma igual. Pense bem, antes de sugerir ‘’melhorias’’ na empresa, pois em tempos de globalização e crise econômica nossa mente vale muito. Assim, como a fábula da galinha dos ovos de ouro, o fazendeiro alimentava a idéia em ficar rico similar ao empregador que almeja o lucro sempre.

Muitos trabalhadores se comportam como galinhas, mas tem o potencial de águias. Portanto, as empresas desejam despertar nosso potencial de águias, mas espera que sejamos galinhas.

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